domingo, 25 de dezembro de 2011

BISCOITOS SALGADOS
Ing. 200g de manteiga – 1 colher de chá de sal – 200g de farinha de trigo – 2 colheres de  sopa de queijo parmesão ralado – 2 gemas – 2 colheres de sopa de creme de leite.
Preparo: Misturar todos os ingredientes, até formar uma massa lisa.Colocar em um saco plástico e levar a geladeira por no mínimo 2 horas.Modelar os biscoitos , colocar em assadeira sem untar, levar ao forno  quente, tirar  quando começar a  dourar.
Deixar esfriar, guardar  em vidros.
Dica: Nesse biscoito dá para acrescentar: bacon picado – especiarias – alho esmagado,etc...
GOIABINHA
Ing. 200g de manteiga sem sal – 1 xicara de açúcar – 2 xicaras de farinha de trigo – 1 xicara de amido de milho – 1 colher de sobremesa de baunilha – raspas de 1 limão – 1 pitada de sal. 1 colher de sobremesa de fermento ativo seco (biológico)
Goiabada para rechear.
Preparo: Misture os ingredientes  até que fique uma massa homogênea, Descanse 20 minutos.Abra a massa com o rolo, corte círculos pequenos, coloque uma tirinha de goiabada, enrole.Coloque em  assadeira, leve ao forno quente, tire ainda branco e passe  no açúcar misturado com açúcar de baunilha.

BOLO NATALINO
Este bolo é feito em duas partes.
Primeira parte: 80ml de mel – 80ml de água  fervente – 140g de manteiga sem sal – 300g de uva passa – 250g de ameixas sem caroço  trituradas no liquidificador – 70g de frutas cristalizadas picadas – 50ml de licor de chocolate – raspa de 1 limão.
Preparo: Leve ao fogo uma panela com o mel, água, manteiga, deixe derreter.Reserve.Em uma tigela, coloque as frutas, licor e as raspas, junte a mistura ainda quente.Deixe descansar até o dia seguinte.
Segunda parte: 240g de açúcar mascavo peneirado – 1 colher de sopa de fermento em pó – 100g de chocolate meio amargo picado- 3 ovos inteiros – 150g de farinha de trigo peneirada -   1 colher de sopa rasa de fermento em pó -  – 1 colher de sopa de  essência de rum  - 1 colher de sopa de canela – 1 colher de sopa de cardamomo – 5g de sal
Preparo: Bata na batedeira os ovos com o açúcar, junte os demais ingredientes, misture ,por ultimo coloque as frutas e mexa delicadamente.Coloque em assadeira com motivo natalino ou formas de bolo inglês ou simplesmente de bolo comum (com furo central)Leve ao forno , temperatura não muito alta.Espete um palito para ver se está assado, ele deverá sair limpo.
Tire do forno deixe esfriar, decore com glacê branco ou chocolate branco derretido em banho Maria.Enfeite com frutas secas como damascos, ameixas, cerejas e nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, é sempre bom compartilhar idéias!